quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Autoexame é a melhor forma de combater o câncer

Mamografia também é aliada para detectar a doença

   O Brasil terá, em 2010, quase 50 mil novos casos de câncer de mama, de acordo com estatísticas do Instituto Nacional do Câncer. Apesar da evolução da ciência e da medicina, ainda não existe uma forma de evitar a doença. O autoexame e a realização da mamografia, ainda são as melhores formas de combater a doença.

   “Pode-se saber se a mulher tem o gene para o câncer de mama, mas ainda não existe uma forma para combater ou impedir a manifestação da doença. Estuda-se muito o uso das células-tronco, mas ainda não temos nada de concreto. A grande saída continua sendo detectar a doença o quanto antes para ter mais chances de cura”, disse o mastologista e presidente da Sociedade de Mastologia do RN, Eliel de Souza.

   Outra forma de tentar prevenir a doença é a realização da mastectomia redutora de risco. Procedimento que retira 70% do tecido glandular da mama da paciente para evitar o surgimento da doença. “Mas isso não garante que a mulher ficará livre da doença, não é preventiva. Até porque ainda fica 30% da glândula, que pode desenvolver a doença”, disse Eliel.

Acupuntura

   Uma das formas de amenizar os sintomas do tratamento contra o câncer de mama é com a acupuntura. A técnica é muito eficiente na redução de efeitos colaterais como náuseas, vômitos, depressão, além da diminuição da dor e efeitos colaterais da quimioterapia que sempre incomodam as mulheres nesse período de recuperação. A técnica não previne e nem cura a doença, apenas alivia os sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário