segunda-feira, 30 de julho de 2012



Novidade na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional  (RBSO)

A RBSO informa que sua mais recente edição, o número 125 do volume 37, encontra-se disponível para acesso e download no portal SciELO (www.scielo.br/rbso).

Esta edição inclui, além de artigos com temas variados, o dossiê temático Trabalho, saúde e meio ambiente na agricultura: interações, impactos e desafios à segurança e saúde do trabalhador.

Convido todos a conhecer a página da RBSO no portal SciELO (www.scielo.br/rbso), na qual, além do fascículo nº 125, encontram-se também disponíveis quatro edições que o precedem: o nº 121, que contém o dossiê Incapacidade, reabilitação profissional e Saúde do trabalhador; o nº 122 e o nº 123, que incluem o dossiê O mundo Contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador­ – partes I e II; e o nº 124). As demais edições anteriores da RBSO serão paulatinamente disponibilizadas no SciELO.

Edições anteriores, a partir do número 114, continuam disponíveis no portal da RBSO (www.fundacentro.gov.br/rbso).

Você também pode consultar o editorial da RBSO – vol. 37 – n. 125 – jan/ jun 2012 sobre a proposta do INSS de concessão de benefício por incapacidade sem perícia inicial do INSS, exclusivamente para os agravos não relacionados ao trabalho.

quarta-feira, 25 de julho de 2012


Férias escolares terminando e Campanha (Salarial) Nacional d@s Bancári@s começando...





É isso aí: Já tivemos o Congresso do BB e da CEF e a Conferência Nacional dos Bancários.

Na Folha Bancária do Sindicato dos Bancários de São Paulo, há matérias sobre a Pauta de Reivindicações a ser entregue para FENABAN (leia-se banqueiros).

O que me preocupa, mais uma vez, é que geralmente a proposta aprovada não contempla as Cláusulas sociais, especificamente as de SAÚDE E CONDIÇÕES DE TRABALHO.

É inevitável lembrar de um pensamento de Dalai Lama, neste momento...

 Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”

Parece mentira, mas alguns tem o Carro do Ano e a LER há 10 anos.

Outros trabalham além da Jornada (até sem remuneração) e deixam de desfrutar um tempinho com sua família (tempo que jamais poderá ser reposto).

Saiba que o bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem benefícios para todo ser humano. São FATORES PROTETORES que podem evitar e/ou minimizar adoecimento mental. 

Um brinquedo caro, um belo arranjo de flores ou uma jóia encantadora não substitui o seu carinho, o seu abraço. Já para os banqueiros você é mais um número e se adoecer, será facilmente substituído.